quarta-feira, 20 de julho de 2011

Dicas e Truques de Beleza de Juliana Paes

                                                 
A bela Juliana Paes, 26 anos, diz o que a deixa feliz : frutas em compota e batata frita. Mas ela sabe que, para manter as curvas no lugar, não pode abusar. No Carnaval, os cuidados são redobrados. Rainha de bateria da escola de samba Viradouro pela terceira vez consecutiva — posto que já foi de Luma de Oliveira –, a atriz procura passar longe de tudo que soma calorias. Por quê? Para arrasar no sambódromo.
“Sou uma formiga. Amo suspiro e também pão de queijo e hambúrguer. Mas tenho que me controlar! Antes, sentia tremedeira quando não comia sobremesa”, lembra ela, que este ano começou o projeto Carnaval muito antes da folia, ao contrário de 2004 e 2005, anos em que reservou menos de dois meses para se preparar para a avenida.
Disposta a mudar seus hábitos alimentares, procurou a médica ortomolecular Heloísa Rocha no final do ano passado. “Vivia cansada e também estava com dificuldades para perder alguns quilinhos. Malhava, diminuía a quantidade de comida, mas não conseguia emagrecer. Queria fazer uma análise mais profunda, para saber onde estava o problema”, conta. Um exame de sangue constatou alguns desequilíbrios. “As taxas de minerais como selênio, zinco e ferro estavam baixas. Juliana estava até um pouco anêmica. Por isso, se queixava de cansaço”, diz Heloísa.
A primeira providência foi cortar todas as bobagens do cardápio e incluir mais frutas na rotina, principalmente entre as refeições. Além disso, ela voltou a comer carne vermelha, importante fonte de ferro (estava há mais de um ano sem provar um filé). “Eu tinha muita azia, por isso resolvi eliminar a carne da minha dieta. Mas não senti diferença nenhuma. Já ouvi falar que a gente fica mais leve quando não come carne. Comigo isso não aconteceu”, garante. Ela também trocou alimentos refinados por integrais. “É impressionante como essas pequenas mudanças fizeram uma grande diferença. Hoje, percebo que meu organismo funciona melhor e me sinto mais bem disposta”, fala. Os resultados estéticos não demoraram. Cerca de quatro meses depois de colocar em prática os novos hábitos, a morena viu o ponteiro da balança baixar de 59 para 56 quilos. Até o Carnaval, a atriz pretendia perder mais 2 quilos.
De bem com a vida e vivendo um momento de paz e amor com o namorado, o empresário Carlos Eduardo Baptista, 28 anos, Juliana confessa que foi mais fácil encarar o desafio a que se propôs. “Se a minha vida sentimental está bem, eu fico bem. Quando esse departamento vai mal, engordo mesmo”, conta ela que está há quase três anos com Carlos Eduardo. Outra mudança no rumo a uma vida mais saudável foi largar o cigarro. “Sinto falta principalmente quando estou ansiosa. No trabalho, sempre acabava fumando mais – é que a gente fica muito tempo esperando para entrar em cena. Há atrizes que atacam a comida, eu fumava! Em casa, não faz muita diferença”, diz Juliana.
abre-alas para brilhar no Carnaval prato (bem) feito
Juliana nunca foi gorda, mas seu peso oscila muito. Entre meados de 2004 e início de 2005, por exemplo, ela ganhou 5 quilos. E perdeu 3 quilos até o final do ano passado. Veja algumas das medidas que ela adotou para se livrar de vez do efeito sanfona.
café da manhã
O dia de Juliana começa com dois copos de chá verde com algumas gotinhas de limão. A bebida combate as toxinas, os radicais livres e ajuda a emagrecer. Ela bebe várias xícaras dessa infusão por dia. Depois, come uma porção de cereais sem açúcar com leite desnatado e mel. Às vezes, entra em cena um sanduíche de queijo-de-minas no pão integral e café com leite. Se o tempo é curto, faz uma vitamina de banana, leite desnatado, mel e farelo de semente de linhaça. “Essa mistura é fantástica! Além de deliciosa, mata a fome”, afirma ela.
lanche da manhã
Se o estômago começa a reclamar, ela come uma maçã ou pêra no meio da manhã. “Antes, comia uma barrinha de cereais entre as refeições, mas descobri que elas podem ser engordativas. As frutas são mais saudáveis”, ensina ela.
almoço
Essa é uma refeição farta: arroz, feijão, carne e salada. “Não sou do tipo que fica satisfeita com um prato de salada e mais um pedaço de carne grelhada. Isso não me sustenta. Se como só isso, fico com fome poucas horas depois”, explica.
jantar
À noite, o cardápio não varia tanto: um sanduíche de pão integral com atum light ou uma sopa de legumes. “Adoro essa sopa e, pelo menos duas vezes por semana, peço para minha empregada fazer. Gosto de misturar vários legumes e verduras: chuchu, cenoura, batata, agrião… Fica tão gostoso que tomo sopa até no calor!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário