quarta-feira, 20 de julho de 2011

Açaí faz bem pra saúde?

                           

Segundo os especialistas açaí faz bem e é uma delícia... Leia mais sobre esse assunto abaixo:

Algumas pesquisas feitas na polpa da fruta, na fruta toda e até mesmo no caroço, observaram que o açaí, além de rico em ferro, é também rico em fibras, indicado até para pessoas com mal funcionamento do aparelho digestivo. Para se ter uma idéia do potencial desta fruta, se comparado a uva, é 33 vezes mais eficaz. Se um copo de vinho já faziam um bem incalculável ao coração, imagina uma tigela de açaí?
O açaí é um alimento benéfico por ser rico em proteínas, minerais (Fe e Ca ) e vitaminas (E e C), especialmente se a sua polpa for consumida crua, o que preserva bastante os dois últimos nutrientes. É rico também em gorduras, no entanto, a maior parte dessas gorduras são insaturadas, ótimas para a saúde. A fruta possui quantidade generosa de fibras alimentares, as quais são benéficas ao bom funcionamento intestinal, no controle da glicemia e colesterol. Outro destaque são os pigmentos como a antocianina que embora não seja nutriente, possui notável propriedade antioxidante.
Mas quem toma açaí também fica preocupado em não engordar. Segundo Suzana, se formos comparar a polpa de açaí com outras frutas frescas, temos um valor calórico muito mais alto no açaí. Enquanto as frutas frescas oscilam entre 50 a 80 Kcal em 100g, a polpa de açaí possui cerca de 245 Kcal, mais que o abacate (160 Kcal), todos também por 100g. Esse alto valor calórico deve-se, principalmente, ao seu alto teor de gorduras (12,2 %).
ATENÇÃO! O açaí pode apresentar risco a saúde se consumido de maneira imprópria. Os acompanhamanetos, tais como granola, paçoca, amendoim picado, jujuba, floco de arroz, leite em pó entre outros, aumentam especialmente a quantidade de carboidratos, especialmente de açúcares (sacarose) que é prejudicial à saúde e altamente cariogênico.

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